Santo do dia 3 de agosto - Santo Aspreno de Nápoles

Santo Aspreno de Nápoles
Santo do dia 3 de agosto

Santo Aspreno de Nápoles


Aspreno nasceu no primeiro século em Nápoles, e poucas informações sobre sua vida são conhecidas. Conta-se que São Pedro, após fundar a Igreja de Antioquia, dirigiu-se a Roma e, em sua jornada, encontrou uma senhora chamada Santa Candida La Vecchia, que prometeu adorar o Senhor Deus se fosse curada de sua doença.

Pedro, invocando a força do Senhor Deus, orou pela mulher, que foi curada em breve tempo. Grata pela milagrosa cura, ela decidiu apresentar a Aspreno, seu amigo doente, a São Pedro, para que pudesse receber a mesma graça. Assim, Pedro conseguiu curar Aspreno e, posteriormente, o batizou.

Após a cura, Aspreno se converteu e, quando Pedro teve que deixar Nápoles rumo a Roma, consagrou Aspreno como bispo, pois a comunidade cristã havia crescido e necessitava de um pastor. Aspreno construiu um edifício de culto chamado Santa Maria del Principio, onde mais tarde seria erguida a Basílica de Santa Restituta e, posteriormente, o Duomo de Nápoles.

Aspreno foi o primeiro bispo de Nápoles e, de acordo com o Calendário Marmóreo de Nápoles, uma antiga estela que lista os nomes dos bispos de Nápoles até o século IX, seu pastoreio durou cerca de 23 anos. Sua vida ocorreu durante os reinados dos imperadores Trajano e Adriano. Ele foi especialmente amoroso com os pobres e sempre se mostrou disponível para todas as pessoas, independentemente de classe social ou posição, e seu carisma especial fortaleceu a comunidade cristã napolitana.

Segundo a tradição, Sant’Aspreno curava milagrosamente as pessoas de dores de cabeça, sendo invocado contra enxaquecas.

Ele foi o primeiro patrono de Nápoles e, desde 1673, é venerado como o segundo patrono da cidade.

MARTIROLÓGIO ROMANO. Em Nápoles, São Aspreno, primeiro bispo da cidade.
Nome: Santo Aspreno de Nápoles
Título: Bispo
Nascimento: Século I, Nápoles
Morte: Século II, Nápoles
Data de celebração: 3 de agosto
Tipo: Comemoração
Padroeiro de: Nápoles